segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vocações no MySpace


“Descobre um mundo que pensas já conhecer”. Este foi o desafio que a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios lançou aos jovens no âmbito da 46.ª Semana das Vocações, levando-os até ao mundo do MySpace.

Esta estratégia foi desenvolvida pela agência B+, que começou pelo planeamento estratégico, que consistiu em «diagnosticar a situação, pesquisar a fundo a relação da Igreja com os cidadãos, estudar tendências comportamentais e, sobretudo, compreender os códigos dos jovens, público a quem se dirigia a mensagem, neste caso em concreto».

A responsável pela empresa, Sara Balonas, explica que a recomendação foi «que toda a comunicação se centrasse na plataforma web, criando uma página no MySpace», onde os jovens podem encontrar vídeos, fotografias, orações para descarregar no iPod, um espaço de blogue ou para criarem uma rede de amigos, entre outras funcionalidades. «Tem tudo a ver com a questão de saber o que fazem, onde estão e o que procuram os jovens, hoje», salienta.

Por outro lado, começaram a ser construídas pontes, dando «a conhecer melhor aspectos que possam interessar a esta camada mais jovem e também passar testemunhos reais por parte de quem escolheu a vida religiosa, desmistificando alguns assuntos».

«O MySpace reposiciona a Igreja na mente dos jovens. Cria pontes no sentido em que os faz sentir que são compreendidos. Começam a partilhar linguagens», justifica.

Sara Balonas explica que estratégia também passa pelo YouTube, onde há três filmes pensados para a promoção das vocações consagradas, que nas duas primeiras semanas tiveram mais de 20 mil visitas.

[Publicado no Diário do Minho, 18 de Maio de 2009]

Sem comentários: