quarta-feira, 29 de abril de 2009

O que é isso?!

O que é isso de TDT? Quando é que vou poder ver em minha casa? Vai haver alguma diferença em relação ao que há agora? Vou ter de deitar ao lixo a televisão que tenho? O Governo vai dar subsídios para comprar os novos aparelhos? Onde é que há informações sobre isso?

Estas são algumas das questões que surgem quando se pergunta às pessoas o que é que sabem sobre a televisão digital terrestre (TDT), que começa amanhã as emissões. As respostas obtidas num mini-inquérito feito pelo DM confirmam as preocupações manifestadas pelo investigador Sérgio Denicoli acerca do desconhecimento que existe sobre esta matéria.

«A TDT teve de ser implementada em Portugal apressadamente por causa do atraso que existia no processo. A televisão digital vai ser lançada sem que as pessoas saibam do que se trata, sem que tivesse havido uma campanha de esclarecimento. A população deveria ser envolvida», afirma.

Portugal faz parte do último lote de países da União Europeia a iniciar as transmissões digitais terrestres, juntamente com Polónia, Roménia, Irlanda, Chipre, Letónia e Eslováquia.

Em relação ao (des)conhecimento que a população portuguesa tem sobre esta matéria, dados do Observatório da Comunicação (Obercom), divulgados em 2008, indicam que 83,7 por cento das pessoas nunca ouviram falar de televisão digital terrestre.

[Publicado no Diário do Minho, de 28 de Abril de 2009]

Sem comentários: