sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Média acima dos 19 valores não é missão impossível

Um grupo de caloiros alinha-se em frente à Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho a cantar, envergando um fato de macaco amarelo.

Entre os alunos que entraram este ano em Medicina está Susana Fernandes, de Amares, que tem 18 anos. Esta jovem entrou com média de 19,33, um valor bem mais elevado do que os 18,27 do último estudante colocado na primeira fase de acesso ao ensino superior no curso da academia bracarense.

Susana Fernandes admite que teve de estudar bastante, mas conseguir uma média acima dos 19 não foi missão impossível.

Desde que soube as notas dos exames que passou a acreditar que iria entrar em Medicina e na sua primeira opção, o estabelecimento de ensino superior mais perto de casa.

Medicina não é um sonho acalentado desde a infância, mas uma possibilidade que se foi perfilando à medida que os resultados escolares iam aparecendo.

A aluna tem uma especial predilecção por Matemática, pelo que até pensou em ser professora dessa disciplina. Como gosta de ciências e Medicina é um curso com boas perspectivas profissionais, Susana Fernandes acabou por optar por esta formação.

Apesar de ainda não ter tido aulas práticas, a jovem não se mostra particularmente assustada. O volume de trabalho e a documentação em Inglês causam-lhe alguma apreensão, mas é algo com o qual vai aprender a lidar.

A possibilidade de alguém lhe morrer nas mãos já passou pela cabeça de Susana Fernandes. A estudante sublinha que tem seis anos pela frente, pelo que terá muito tempo para se preparar.

[Publicado no Diário do Minho, a 8 de Outubro de 2008]

Sem comentários: