segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ecclesia e Conferência Episcopal apresentam novos portais


Um design mais atractivo, mas sobretudo novas funcionalidades de agregação e partilha de informação. Esta é a aposta da Agência Ecclesia e da Conferência Episcopal Portuguesa, que apresentaram na semana passada os seus novos portais, antecipando o 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O portal de informação aposta na conjugação das diferentes plataformas de publicação de conteúdos – texto, áudio e vídeo –, bem como em mecanismos de partilha nas redes sociais, divulgação no Twitter e ligação aos blogues de opinião.

O sítio da Conferência Episcopal também foi alvo de uma reestruturação, para que seja mais fácil encontrar a informação, mesmo por quem não conhece a terminologia específica da Igreja.

Os dois portais têm ligação a uma ferramenta de criação de sítios na Internet para estruturas ligadas à Igreja. Quem aderir a essa possibilidade criada pela empresa “Terra das Ideias” poderá receber automaticamente na sua página as notícias da Ecclesia. Da mesma forma, também as novidades introduzidas nesses sítios chegarão à Ecclesia, que fará a sua divulgação, aumentando a visibilidade.

O director da Agência Ecclesia refere que a mudança, tanto ao nível do aspecto como das ferramentas disponibilizadas, se afigurava «urgente», perante a constante mudança que se verifica no mundo da comunicação.

Desafiado a fazer uma avaliação da presença da Igreja na Internet, Paulo Rocha afirma ser positivo, correspondendo a uma «aposta com mais de dez anos».

O jornalista sublinha que há uma «grande variedade de experiências», algumas das quais aproveitam todo o potencial das novas tecnologias. Contudo, admite que, em alguns casos, «a forma poderia ser ainda mais atraente».

[Publicado no Diário do Minho, 18 de Maio de 2009]

Sem comentários: