sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Serviço de atendimento psicológico para idosos vítimas de maus-tratos

Braga, Vieira do Minho e Coimbra são as localidades com as primeiras unidades de atendimento psicológico gratuito para pessoas com mais de 65 anos que se julguem vítimas de algum tipo de maus-tratos e negligência. A consulta visa apoiar a pessoa, capacitando-a o mais possível para lidar com a situação ou/e, se necessário, reencaminhá-la para algum dos serviços sociais ou médicos existentes, de acordo com a sua vontade.

O coordenador do Grupo de Estudos e Avaliação das Pessoas Idosas Vítimas de Maus-Tratos (GEAVI) e representante português na International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA), José Ferreira-Alves, explica que estão a ser realizados esforços no sentido de se criarem unidades de consulta psicológica especificamente dirigidas a pessoas idosas vítimas de maus-tratos em várias localidades.

Este trabalho procura «envolver uma vasta equipa de profissionais, não tendo a pretensão de se sobrepor ao trabalho pioneiro desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) ou outras instituições, mas, pelo contrário, complementá-lo e acentuar a vertente da investigação e da formação específica de profissionais para este tipo de atendimento». Os promotores querem aproveitar estas estruturas para «investigar este tipo de ocorrências para testar formas de atendimento e de ajuda adequadas a estas pessoas».

Os idosos merecem, actualmente, a atenção do Programa Apoio 65 e das Equipas de Proximidade e de Apoio à Vítima (EPAV) da PSP, do Núcleo da Mulher e do Menor (NMUME) da GNR, da Linha do Cidadão Idoso (800203531), da Linha Nacional de Emergência Social (144) da Segurança Social e da APAV.

Os novos serviços podem ser contactadas através do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade do Minho (José Ferreira-Alves), da Unidade de Cuidados continuados de Vieira do Minho (Tito Peixoto) e da Consulta Memórias da Universidade de Coimbra (Margarida P. Lima).

Sem comentários: